Fêmea de Culex quinquefasciatus sugando sobre a pele humana. Foto: Sandra Nagaki, SP

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Um mosquito é capaz de propagar o coronavírus?

Provavelmente NÃO. Vamos aos fatos:

Os coronavírus (Nidovirales: Coronaviridae) pertencem a um grupo de vírus com genoma de RNA, ou seja, uma vez penetrando no interior de uma célula desencadeia processos de síntese proteica. Este grupo de vírus é conhecido desde meados da década de 60, sendo causa comum de infecções respiratórias de curta duração. Entre os coronavírus encontra-se o vírus causador da forma de pneumonia atípica grave conhecida por SARS, e o vírus causador da Covid-19 (Coronavirus Disease 2019), responsável pela pandemia de Covid-19.

Imagem de viriões de SARS-CoV-2 obtida por microscópio eletrónico de varrimento, em que se observa partículas virais a emergir de uma célula. 
 https://www.flickr.com/photos/niaid/49534865371/
Em seres humanos o SARS-CoV-2 afeta principalmente os pulmões. O vírus entra no corpo pelo nariz, boca ou olhos e infecta células que produzem uma proteína denominada enzima conversora da angiotensina 2 (ACE2). A ACE2 é mais abundante nas células alveolares do tipo II dos pulmões. O vírus liga-se a esta célula fundindo a sua membrana lipídica com a membrana da célula e em seguida começa a liberar o seu RNA. A célula lê o RNA viral e começa a produzir proteínas que inibem o sistema imunitário e ajudam a produzir novas cópias do vírus. Cada célula infectada pode produzir e libertar milhões de cópias do vírus antes de morrer, infectando novas células e causando sintomas respiratórios. À medida que o vírus infecta cada vez mais células alveolares, a doença pode evoluir para insuficiência respiratória grave1.

Imagem:Aedes aegypti www.ozanimals.com 
Os MOSQUITOS espalham patógenos sugando nosso sangue, causando milhões de casos de doenças graves. Mas não há evidências científicas de que os mosquitos estão transmitindo o Covid-19 e parece ser improvável que um mosquito adquira o vírus mordendo uma pessoa infectada, sendo capaz de transmiti-lo. Como relatado acima, o processo de infecção em humanos pelo coronavirus é de alta complexidade, e envolve receptores celulares específicos, mais precisamente de animais de sangue quente. O mosquito é um invertebrado com um sistema digestivo e circulatório relativamente simples, onde circula ao invés do sangue, uma hemolinfa.  
Os mosquitos fêmeas precisam da nutrição contida no sangue para ajudar a desenvolver seus ovos. Os vírus aproveitam esse requisito biológico para passar de um hospedeiro para outro. Mas, para que um mosquito seja infectado, primeiro ele precisa picar um animal infectado ou uma pessoa. Os mosquitos podem transmitir vários vírus, incluindo dengue, febre amarela, chikungunya e o vírus zika. Eles também podem transmitir a malária, causada por um protozoário. Mas eles não podem transmitir muitos outros vírus, incluindo HIV e Ebola. Para o HIV, os mosquitos não são infectados. Na verdade, é improvável que um mosquito pegue o vírus ao picar uma pessoa infectada devido às baixas concentrações de HIV que circulam no sangue. Para o Ebola, mesmo quando os cientistas injetam o vírus nos mosquitos, eles não são infectados. Um estudo coletou dezenas de milhares de insetos durante um surto de Ebola, mas não encontrou vírus.
O novo coronavírus é disseminado principalmente por gotículas produzidas quando espirramos ou tossimos e ao tocar em superfícies contaminadas. Embora o coronavírus tenha sido encontrado em amostras de sangue de pessoas infectadas, não há evidências de que ele possa se espalhar por mosquitos. Mesmo se um mosquito coletar uma dose alta o suficiente do vírus em uma refeição de sangue, não há evidências de que o vírus possa infectar o próprio mosquito. E se o mosquito não estiver infectado, não será capaz de transmiti-lo para a próxima pessoa que ele morde, certo?
Uma outra linha de raciocínio é de que quando um mosquito morde e aspira um pouco de sangue que contém um vírus, o vírus acaba rapidamente no intestino do inseto. A partir daí, o vírus precisa infectar as células que revestem o intestino e seguir para infectar o resto do corpo do mosquito. Depois de ser sugado pelo sangue, o vírus termina no intestino. O vírus deve infectar as glândulas salivares antes de ser transmitido na próxima picada. Esse processo pode levar de alguns dias a mais de uma semana. Cada etapa do processo pode ser uma barreira impenetrável para o vírus. Isso pode ser simples para vírus que se adaptaram a esse processo, mas para outros, o vírus perecerá no intestino ou será excretado2.


Nenhum comentário:

Postar um comentário