Fêmea de Culex quinquefasciatus sugando sobre a pele humana. Foto: Sandra Nagaki, SP

terça-feira, 19 de março de 2019

Elas gostam de mel


Hoje fui surpreendida por um acontecimento, no mínimo, inusitado. Estava eu sobre o computador com um pires de mel na minha frente. Uma fêmea de Aedes aegypti se aproximou, fez uns voos ao meu redor e tomou a direção do pires com mel. Ficou ali um tempo na borda do pires, se aproximou, e ficou por uns 5 minutos se alimentando do doce liquido....

 Além de registrar a cena, sigo com algumas observações: a fêmea está com o abdômen vazio. Com fome, ela preferiu o doce do mel ao meu sangue. Os compostos presentes no mel, assim como no néctar das plantas, comumente visitadas tanto por machos como por fêmeas, servem para suprir as necessidades de energia. Já o sangue contém proteínas para a fecundação nas fêmeas e o crescimento dos ovos.


Após se alimentar do mel, a fêmea do Aedes veio vorazmente em minha direção ... mas teve a sua vida abreviada.


3 comentários:

  1. Olá Sirlei. Interessante sua observação! Seria interessante fazer alguns testes para saber se mel pode servir de isca. Ou um dos componentes de isca. Obrigado pela contribuição. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá. Sim o mel pode ser uma excelente isca. Porém muito atrativo para outras espécies, perdendo em especificidade. Um abraço

    ResponderExcluir