Fêmea de Culex quinquefasciatus sugando sobre a pele humana. Foto: Sandra Nagaki, SP

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Blá blá blá sobre o zzzzzzz


Perguntas enviadas por Valdir de Teófilo Otoni - MG

P. Porque as muriçocas ficam no banheiro após nos picar? Elas são atraídas pela água do banheiro? Todo dia de manhã o meu banheiro está cheio de muriçocas gordinhas de sangue!
R. Após sugarem o sangue as fêmeas ficam uns três dias em repouso na parede. Elas precisam economizar energia para o desenvolvimento e postura dos seus ovos. É provável que fiquem no banheiro por ser um lugar mais fresquinho ou escondido, uma parte da casa mais escura talvez. Podem ser vários os fatores.

P. Como as muriçocas "farejam" água para postura dos ovos?
R. Elas tendem escolher criadouros em que outras fêmeas realizaram posturas, isso por causa dos feromônios, cujo odor é exalado dos ovos. Cada espécie produz feromônios específicos, a fim de se ‘reconhecerem’ na natureza e realizarem suas atividades no mesmo nicho.

P. Como posso localizar em minha casa o lugar da postura de ovos?
R. Se os mosquitos são marronzinhos e voam somente à noite são pernilongos. Se forem escuros, pintados e voam de dia são mosquitos da dengue. No caso de ser o pernilongo, pode ser que tenha algum bueiro ou algo parecido que contenha água parada e suja. É aí que ocorre a postura de ovos. Veja se têm algumas larvas nessa água.

P. Os pernilongos tem capacidade de voar muitos metros? Eles se utilizam de corrente de ar para mudar de ambiente?
R. As fêmeas voam até 2,5 Km do criadouro até a fonte de alimentação. Acredito que normalmente não se utilizam de corrente de ar, pois suas asas são potentes.

P. Como posso elaborar, de forma segura, um pequeno observatório de procriação do pernilongo para saber mais sobre seu ciclo de vida?
R. Se encontrar um criadouro potencial, já se verifica um local de observação do ciclo de vida do mosquito. Uma lata de água suja no quintal, algo assim, já serviria pra observar. Após a eclosão dos ovos - de larva até pupa - poderá ficar ao ar livre. Depois terá q colocar uma tela fina pra quando o alado emergir da pupa você o manter preso e matar em seguida, a fim de não procriar na natureza. 

Um comentário:

  1. Quais as opções de métodos para matar larvas e pupas do pernilongo em água de planta?

    ResponderExcluir