Fêmea de Culex quinquefasciatus sugando sobre a pele humana. Foto: Sandra Nagaki, SP

sábado, 29 de abril de 2023

Dengue nas Escolas: Como Manter a Escola Livre de Mosquitos de Forma Sustentável

Para manter a saúde e o bem-estar dos alunos e funcionários, é importante garantir um ambiente escolar livre de mosquitos. Além disso, é fundamental tomar medidas de forma ecológica, sem agredir o ambiente. Para isso, preparamos alguns passos para implementar um programa ecológico de controle de mosquitos em sua escola.

1. É importante identificar as áreas onde os mosquitos estão se reproduzindo e se concentrando. Esses locais podem incluir poças d'água, caixas d'água destampadas, vasos de plantas, entre outros.

2. É imprescindível limpar o chão da escola com frequência, adicionando o antigo querosene no processo de limpeza. O querosene é um removedor de sujeira muito potente e seu cheiro é durável e espanta os mosquitos, inibindo o seu apetite e a busca por sangue humano pelas fêmeas. Bem como espanta uma variedade de outros insetos indesejáveis. Caso o cheiro fique forte nos corredores e salas de aula, o produto pode ser aplicado diluído ou ao anoitecer para agir enquanto a escola está vazia e, assim, estar suavizado pela manhã, porém ainda com alto poder de ação.

3. Realize uma limpeza regular em áreas externas: Uma limpeza frequente da escola pode ajudar a reduzir a quantidade de mosquitos. Mantenha as áreas externas limpas e organizadas, sem acumular lixo ou água parada.

4. Algumas espécies de plantas possuem propriedades repelentes naturais. Pois as suas folhas contêm glândulas com substâncias voláteis que se espalham com os ventos, como a citronela (Cymbopogon citratus), eucalipto (Corymbia citriodora), lavanda (Lavandula angustifolia), gerânio (Pelargonium graveolens), hortelã-pimenta (Mentha piperita) e alecrim (Rosmarinus officinalis). Encaminhe a plantação desses vegetais no jardim da escola para ajudar a afastar os mosquitos. Se não houver espaço, isto pode ser feito em vasos grandes nos cantos do pátio. Lembre-se de retirar deste ambiente plantas que acumulam água como as bromélias. Os professores de ciências podem preparar aulas teóricas e práticas sobre as interações dos mosquitos com as plantas. Sugerimos pesquisar o assunto aqui mesmo nos posts do blog. 

5. Em casos extremos podem ser instalados mosquiteiros: Telas nas janelas e portas podem ajudar a manter os mosquitos do lado de fora. Certifique-se de que eles estejam bem instalados e sem rasgos.

6. Use armadilhas ecológicas: Existem armadilhas ecológicas que podem ser usadas para capturar os mosquitos sem agredir o ambiente. Essas armadilhas atraem os mosquitos com odores específicos e os capturam sem prejuízos na fauna local. A empresa Biovectors vende armadilhas ecológicas prontas com a descrição do método de uso. Os alunos podem fazer o monitoramento das mesmas, com cálculos matemáticos sobre quantos mosquitos as armadilhas conseguiram suprimir no seu ciclo natural e a prospecção da redução da população local de maneira exponencial.

7. Caso a infestação de mosquitos esteja muito grande e seja difícil de controlar, é recomendado contratar uma empresa especializada em controle de pragas. Certifique-se de escolher uma empresa que utilize métodos ecológicos e que respeite o meio ambiente.

Com essas medidas ecológicas, é possível manter a escola livre de mosquitos e garantir um ambiente saudável para todos. Lembre-se de que pequenas ações podem fazer grande diferença para a preservação do meio ambiente e da saúde das pessoas.

Um comentário:

  1. Excelente! Como professor de Ciências e Biologia, eu amei as dicas. Parabéns!

    ResponderExcluir