Fêmea de Culex quinquefasciatus sugando sobre a pele humana. Foto: Sandra Nagaki, SP

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Os mosquitos da cidade podem ser combatidos com produtos naturais

Na natureza, as plantas são sincronicamente confrontadas com organismos mutualistas e antagonistas, utilizando-se de sinais químicos para o seu próprio benefício ou defesa. Por isso, os vegetais liberam químicos pertencentes a várias categorias como alcaloides, terpenos, fenólicos, inibidores das proteinases e reguladores de crescimento. Embora a função primária dessas substâncias seja de defesa contra insetos fitófagos, alguns trabalhos têm relatado sobre a sua efetividade contra mosquitos e outros dípteros hematófagos. Uma vez que, além do sangue de animais, tanto machos quanto fêmeas adultas de mosquitos possuem ancestralidade fitófaga, pois ambos se utilizam do néctar e da água das plantas na sua alimentação diária.

guiadejardinagem.com

Os mosquitos detectam os odores quando as moléculas aromáticas dos voláteis se ligam às suas proteínas receptoras. Esses receptores se localizam nos tecidos externos do corpo do mosquito, mais precisamente sobre as antenas e palpos maxilares. Os componentes da produção de voláteis pelas plantas servem como proteção, a fim de deter os herbívoros que as atacam. Assim, é provável que muitos materiais voláteis das plantas sejam repelentes, porque apresentam alta toxicidade de vapor para insetos. É conhecido que fontes naturais contêm larvicidas e adulticidas efetivos como por exemplo as piretrinas extraídas de espécies de crisântemo, azadiractina da Azadirachta indica, os mentolados de espécies de eucaliptos entre outros. 

AS PLANTAS COM BIOATIVOS

O eucalipto, citronela, alecrim, gerânio, menta e os temperos picantes são alguns exemplos de plantas aromáticas que sintetizam óleos voláteis e os armazenam em estruturas especializadas, tais como glândulas e dutos. As sínteses das substancias ocorrem nas folhas. Os óleos essenciais de algumas plantas são considerados uma das melhores fontes naturais de citronelal e citronelol, compostos que são utilizados na indústria para produção de perfumes. O citronelal é usado como repelente de piolhos e o citronelol um bactericida. Também os compostos cis e trans-p-mentano-3,8-diois têm ação comparável aos inseticidas sintéticos comumente usados.

As folhas das plantas repelentes quando presentes em locais abertos liberam e espalham, com a ajuda dos ventos, os voláteis conhecidos como monoterpenos. Os monoterpenos são tóxicos para os insetos, sendo observadas atividades como inibidores ou retardadores de crescimento, danos na maturação das larvas, redução da capacidade reprodutiva nos adultos e supressores de apetite; podendo levar os insetos predadores à morte por inanição ou toxicidade direta.

As fases aladas dos mosquitos possuem receptores olfativos para voláteis de plantas bem desenvolvidos, o que garante certo grau de sucesso ao se dirigirem as fontes de alimentação de seivas vegetais. Assim, após emergirem dos criadouros aquáticos, os mosquitos saem em busca de alimentação e atividades reprodutivas. Contudo, ao se depararem com um ambiente carregado com nuvens de monoterpenos são afugentados ou inibidos em suas atividades ecológicas e fisiológicas. Nessas condições, uma população com pouca atividade reprodutiva e reduzida em números de indivíduos tende a diminuir gradualmente ou a quase desaparecer de determinada área. 

O SEGREDO DA NATUREZA É A SINERGIA DOS COMPONENTES

As plantas medicinais são fontes importantes de recursos terapêuticos. Como evidenciado por várias drogas preparadas por substancias de origem vegetal ou inspiradas sobre bioativos naturais. Contudo, os extratos vegetais frequentemente exibem mais atividade biológica que os seus constituintes isolados. Isso resulta das interações sinérgicas entre os componentes que podem agir sobre múltiplos alvos. As interações sinérgicas, por sua vez, são observadas quando o efeito produzido por uma combinação de substâncias é superior ao que se poderia esperar com base na contribuição individual de seus componentes. O termo sinergia provém da palavra grega synergos que significa ‘trabalhar em conjunto’.

almanaquesos.com

Embora os inseticidas sintéticos permaneçam como padrão ouro para repelir mosquitos, a saúde humana e as consequências ecológicas do uso desses compostos tem sido uma preocupação para os consumidores. Ao longo de cinquenta anos o controle de mosquitos com o uso de sintéticos tem colaborado, porém, trazido juntamente casos de toxicidade em organismos não alvo, resistência a inseticidas e danos ecológicos. Entre as estratégias de controle alternativas, o uso de óleos essenciais de plantas deve ser largamente considerado tanto pelas indústrias na produção e na aplicação comercial como pelo consumidor ao procurar por esses produtos no comércio a fim de usá-los com segurança.

É conhecido que alguns óleos essenciais podem desencadear alergias, irritação ou queimaduras quando utilizados topicamente de modo direto ou mesmo com emolientes. Isso porque muitos deles possuem propriedades dermocausticas, fototóxicas ou mesmo alergênicas. Por isso, os repelentes de origem natural usados sobre a pele devem ter uma seleção restrita de ingredientes e estar dentro das normas de saúde vigentes. Alguns países possuem histórico de uso e aplicação de óleos essenciais para o controle e repelência de mosquitos como a Grecia, Turquia, Egito entre outros. No entanto, o uso é sobre as propriedades aromáticas dos monoterpenos, com o uso de aromatizadores de ambiente e fumegadores. 

REFERÊNCIAS CONSULTADAS
CASANOVA, L. M.; COSTA, S. S. Interações sinérgicas em produtos naturais: potencial terapêutico e desafios. Revista Virtual de Quimica, v. 9, p. 575-595, 2017.
GNANKINÉ, O.; BASSOLÉ, I.H.N. Essential oils as an alternative to pyrethroids’ resistance against Anopheles species complex Giles (Diptera: Culicidae). Molecules, v. 22, p. 1321, 2017.
JUNKER, R.R.; GERSHENZON, J.; UNSICKER, S.B. Floral odor bouquet loses its ant repellent properties after inhibition of terpene biosynthesis. Journal of Chemical Ecology, v. 37, p. 1323–1331, 2011.
MAIA, M.F.; MOORE, S.J. Plant-based insect repellents: a review of their efficacy, development and testing. Malaria Journal, v. 10, p. 1-15, 2011.
MORDUE (LUNTZ), A.J.; NISBET, A.J. Azadirachtin from the Neem tree Azadirachta indica: its action against insects. Anais da Sociedade Entomológica do Brasil, v. 29, p. 615-632, 2000.
MÜLLER, G.C.; JUNNILA, A.; BUTLER, J.; KRAVCHENKO, V.D.; et. al. Efficacy of the botanical repellents geraniol, linalool, and citronella against mosquitões. Journal of Vector Ecology, v. 34, p. 2-8, 2009..

Nenhum comentário:

Postar um comentário