Fêmea de Culex quinquefasciatus sugando sobre a pele humana. Foto: Sandra Nagaki, SP

terça-feira, 5 de março de 2013

Armadilha com mascavo não funciona para o Aedes aegypti

Muitos sites ensinam como fazer uma armadilha com açúcar mascavo para atrair e matar o mosquito da Dengue Aedes aegypti, que anda rondando o interior das habitações. A armadilha consiste em misturar dentro de uma garrafa pet açúcar mascavo, fermento biológico e água para catalisar uma reação de fermentação, a qual libera gás carbônico CO2 e calor particulado. Sabe-se que este gás é um dos atrativos para a aproximação do mosquito nas pessoas.


Na montagem, deve-se virar a boca da garrafa, servindo como um funil e forrá-la com plástico de cor preta. A forma de funil serve para direcionar o mosquito pra dentro da garrafa e a cor preta para absorver os raios de luz que seriam refletidos ao redor desta, facilitando a visualização da armadilha pelo mosquito. O Aedes então entraria no interior da garrafa atraído pelo CO2, não conseguindo sair por não haver atrativo que o direcione na estreita abertura do sentido oposto.

Eu montei esta armadilha e a testei durante uma semana, numa cidade  com alta infestação de Aedes aegypti. Neste local os mosquitos ficam no interior das residências e picam com maior frequência no meio da manhã e meia tarde. Instalei duas, uma embaixo da mesa do computador e outra num canto do banheiro.

RESULTADO: essa armadilha não funcionou, pois após uma semana nenhum mosquito foi encontrado no interior da câmara. Acredito que esse modelo de armadilha seja inviável em locais onde já existe o atrativo natural: nosso sangue circulando. Assim, recomendo outros métodos de prevenção contra as ferrenhas picadas deste mosquito que descrevo no post abaixo.  

42 comentários:

  1. Incrível, acabei de fazer o mesmo teste que você!

    Montei hoje a armadilha e deixei debaixo da mesa do computador. Ainda não esperei uma semana, mas após um dia inteiro sem ninguém e com mosquitos trancados no mesmo ambiente nenhum deles se dignou a entrar na armadilha (matei um Aedes logo que cheguei).

    Aparentemente a melhor isca para o Aedes é essa aqui, que é comercial e patenteada:

    http://www.mosquitotraps.eu/BG-Lure/en

    Se vc descobrir alguma alternativa simples como a do açúcar mascavo, por favor avise...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros, também fiz esta armadilha em casa e ainda sem sucesso. Mas algo está me incomodando, durante o preparo eu apenas misturei o açúcar mascavo a água quente. Creio que a levedura do fermento biológico não consiga digerir a molécula do açúcar inteiro (sacarose). Tentarei uma vez mais, só que desta vez deixarei o açúcar fervendo na panela durante dez minutos na tentativa de quebrar a molécula em outras menores que sejam digeríveis a levedura.

      Obs* vale lembrar que o fermento deve ser adicionado depois que a água esfriar, pois a alta temperatura pode matar a levedura.

      Excluir
    2. Anonimo, se voce conseguir algum resultado satisfatório com a levedura, por gentileza, nos informe aqui mesmo no post, obrigada, Sirlei

      Excluir
  2. Infelizmente o resultado nao foi o esperado, a armadilha mesmo com o acucar redutor nao surtiu nenhum efeito contra mosquitos ou pernilongos, porém se mostrou um atrativo para outros insetos e um bercario para uma especie de mosquinha.

    Aparentemente a melhor forma de combate a dengue entre outras pragas urbanas ainda é a prevencao.

    ResponderExcluir
  3. Acho que isto da certo sim.
    Aqui neste texto fala pra controlar o tanto de agua que se coloca.
    http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/minha-armadilha-mata-mosquito-dengue-647538.shtml

    ResponderExcluir
  4. Pucci, se você conseguir algum resultado controlando a água da garrafa, nos informe, por gentileza. Att Sirlei

    ResponderExcluir
  5. Sirlei: vc diz que descreveria outro método ¨no post abaixo¨, mas não o localizei.
    Por gentileza, vc poderia postar novamente?
    Estou cansada de colocar veneno em casa pensando que resolve. Só que não!
    Socorro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Lygia, você poderá clicar em cima do nome do Blog 'O Mosquito Culex' que entrará no blog na íntegra. Procure por este post e continue a leitura na sequência. Se quiser mais informações, poderá me enviar um e-mail no endereço marinamald@hotmail.com. Att Sirlei

      Excluir
  6. Olha que eu saiba se faz com açúcar comum e não açúcar mascavo?
    Será que não foi isso também?

    Tentei fazer a armadilha para larvas com garrafa pet e não dou certo... quem sabe eu tente essa.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, achei interessante tudo que foi postado aqui e vai de encontro a uma pesquisa minha, sempre na internet que não é para acreditar cegamente. Vi que tem gente vendendo armadilhas ã base de CO2 até no exterior, sofisticadas e com cilindro de CO2 acoplado. O que não encontro é um trabalho sério (com fonte segura) que confirme ser o CO2 o que atrai os insetos hematófagos mais comuns. Lógico, tem gente dizendo que "luz e calor não atrai os insetos porque senão se jogariam nas fogueiras" mas convenhamos, o gato gosta de calor e nem por isso se jogam na fogueira! Por minúsculo que seja a cabecinha de um pernilongo, se ele existe desde o cretáceo é porque não é tão estúpido. Que eu saiba, melhor para fazer CO2 com fermento biológico é usando farinha. Acho que tem gente pensando em embriagar os pernilongos fermentando acúcar para fazer aguardente. Contudo vou começar minhas experiências e acredito que o que atrai é o calor moderado e não o CO2. Notei que os pernilongos vivem voando ao redor de notebook ligado, fonte de impressoras (o carregadores de baterias) e parte superior das TVs, como se o calor desses aparelhos os enganassem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eles se são atraídos pelo calor e se direcionam por curtissimos comprimentos de ondas luminosas, refletidas e disponíveis no ambiente. Muitas delas são imperceptíveis aos nossos olhos. Eu acredito que os mosquitos são atraídos por um conjunto de fatores que ocorrem quando há sangue circulando, e não por fatos isolados. Mas é importante que armadilhas sejam testadas quanto a sua maior ou menor sensibilidade. Se você conseguir algum resultado positivo, anônimo, por gentileza, divulgue neste blog. Att Sirlei

      Excluir
  8. Bom Dia, também me preocupo com os mosquitos aqui na minha cidade, testei o http://www.mosquifim.com.br/ modelo mf60 e tem funcionado.Uso tela nas janelas também, mas sempre entra algum sem eu ver. O aparelho mata os mosquitos de verdade. Gostaria da sua opinião a respeito. Os mosquitos mortos eu coloco no lixo, ou seria necessário queimar ou outra foma de descarte.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, que bom que a mosquifim tem funcionado na tua residência. Assim sendo, eu gostaria de obter mais dados sobre onde fica a tua cidade, os horários que voce instala a mosquifim. Até para saber que tipo de mosquito voce está conseguindo capturar. Envie-me um e-mail no sirlei@usp.br. Abraços Sirlei

      Excluir
    2. Testei o mosquifim (o de tamanho menor) em casa e não obtive sucesso. Deixei o mesmo ligado por duas semanas. Cada semana em um ambiente diferente e o mesmo não pegou mosquitos, apenas outros insetos aleatórios. Em casa tem tanto o mosquito comum quanto o que transmite dengue...

      Excluir
  9. raquetada eléctrica neles...o fermento pode demorar de 15 a 20 dias para começar a quebrar as moléculas do açúcar.

    ResponderExcluir
  10. FOCO CONTROLADO:
    Prezado(a)s: Passo aqui a maneira mais simples e eficiente de destruir os mosquitos Aedes Aegypti.

    Uso do foco Controlado: Primeiramente destruir todos os focos descontrolados na sua região.
    O foco controlado consiste em: Usar uma Grande quantidade de AGUA LIMPA preferência AGUA DE CHUVA , baldes, bacias e caixas de água funcionam “quantidade maior de agua mata-se mais” (água de torneira deverá ser evitada pela demora da decantação do cloro), não tendo outra opção coloque terra no fundo do vasilhame.
    (O local para depositar essa armadilha deverá ser propício ao nascimento dos mosquitos), (IDEAL PARA AS FÊMEAS DEPOSITAREM SEUS FILHOTES = “ovos”. O local terá que ser sombreado quente e úmido... exemplo depósitos, porões, debaixo de tanques...); Evite locais iluminados.
    O ciclo biológico do Aedes é de aproximadamente 30 dias 20 dias de ovo no mínimo e 8 dias de lavra e 2 dias de pupa.
    “Tenha muita paciência para ver sua armadilha começar a funcionar, o tempo mínimo de 20 dias de ovo pode ser estendido até 2 anos, se não houver condições ideais para eclodir os ovos”.
    Os mosquitos deverão ser destruídos em fase de Lavras (máximo (8) oito dias) “preferência (3) três dias após a eclosão dos ovos”, para matar as larvas: misture desinfetantes, detergentes, Cloro e todos os tipos de produtos de limpeza que estiver a sua disposição também use muito sal de cozinha (1 quilo para cada 10 litros de agua); nunca deixar virar Pupa porque em (2) dois dias sairá os adultos; Tenha muita responsabilidade para fazer uso desse processo.
    Venho pesquisando os odiosos =AEDES desde 1989 quando peguei Dengue estando no Rio. Período que iniciei as pesquisas e aprimorei as eficientes armadilhas com garrafas pet.

    (Baseei a ideia de armadilhas que vi em fazendas na região de Uberaba, MG), hoje conhecidas em todo Brasil, porém passada de maneira ERRADA e de maneira infantil e até com brincadeiras chamando-as de (“mosquitérias”), com informações ERRADAS QUE SÃO AS QUAIS: Agua de torneira (demora muito), e pior trocar a agua de cinco em cinco dias??? Fazendo da armadilha uma brincadeira totalmente sem eficiência... (o que me deixa muito triste), devo lembrar que: A função da armadilha é MATAR os mosquitos e se a armadilha não estiver MATANDO os mosquitos não está funcionando.
    A armadilha é eficiente, mas mata uma pequena quantidade de mosquito e também exige uma atenção constante por parte da pessoa que faz uso, principalmente em residências que... Tem animais e pior não podemos invadir as propriedades dos vizinhos para destruir FOCOS DESCONTROLADOS.
    Devo lembra-los que as fêmeas são extremamente espertas não coloca seus “FILHOS” EM QUALQUER LUGAR E LEVARAM SEUS FILHOS “ovos” ATÉ ENCONTRAR UM LOCAL PROPÍCIO PARA DEIXAR SEUS FILHOS “desova-los” é bom saber que as abelhas buscam produtos em um raio de (2000 metros) as fêmeas levam seus ovos que são seus filhos e não vai deixa-los abandonado em qualquer lugar O ASSUNTO DEVE SER TRATADO COM MAIS INTELIGÊNCIA.
    As pessoas que tem como responsabilidade de destruir o Aedes no Brasil (as autoridades), está agindo de maneira incompetente não levando a lugar nenhum, infelizmente o assunto é muito serio e deveria ser tratado como tal.
    Antecipo meus agradecimentos às pessoas que irão iniciar o uso do processo FOCO CONTROLADO.
    Lembrando que ciclo de biológico do Aedes é de aproximadamente 30 a 50 dias, 20 a 33 dias de ovo Obs.: (OS OVOS PODEM FICAR ATÉ 2 ANOs EM LOCAL SECO ESPERANDO A AGUA LHE ATINGIR PARA ELE INICIAR O CICLO) 8 dias de lavra e 2 de pupa.
    Tenho 2 armadilhas e um foco controlado em minha residência, no momento estou sem máquina para tirar fotos, porém nesse final de semana vou colocar as fotos dessas armadilhas funcionando.
    É muito importante ter paciência para ver sua armadilha começar a funcionar.
    A disposição para respostas:

    Wagnerjf.aa@gmail.com (32) 3083-3453 Cel.: (32) 8501-6066
    Grato, Wagner Campos Prado.

    ResponderExcluir
  11. Opa.. q decepção.. eu estava pronto pra fazer essa..
    Bem, continuei a pesquisar, e achei isso, que parece interessant, e uma evolução do comentario acima...
    http://www.faperj.br/downloads/mosquiterica.pdf

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, achei esta armadilha, que é diferente da de mascavo, e é inteiramente física. Foi desenvolvida por um pesquisador da USP. Achei bem bacana. Se a fêmea realmente colocar os ovos, não tem como não dar certo. A entrevista também é bem elucidativa. Aqui : https://www.youtube.com/watch?v=Jyi_zj3PWcc Boa sorte pra todos nós!
    Cecilia

    ResponderExcluir
  13. Realmente não funciona. Fiz 4 armadilhas e as coloquei em lugares frequentados pelos pernolongos (lavanderia, garagem e abriigo para cilindros dee gas). Depois de 15 dias não pegou um único pernilongo. Penso que a quantiade de CO2 emitida é insignificante para atrair os pernilongos ou então os frequentadores dos locais citados eram pernilongos machos e as femeas preferiam os dormitorios onde a emanação de CO2 é mais ambundante. Penso que as pessoas deviam testar essas armadilhas antes de postarem-nas baseados em possibilidades teoricas. Edival Merdeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Edival! Obrigada pela sua colaboração. Eu penso que o atrativo (Co2) é insuficiente tanto na concentração como por ser o único aqui. Sabemos que os mosquitos são atraídos para a pele dos animais por uma série de fatores quimicos, físicos e comportamentais.Ou seja, é mais complexo do que se pensa.

      Excluir
  14. MEUS AMIGOS --- O FERMENTO NAO E SUFICIENTE PARA CAPTAR E MATAR OS PERNILONGOS==EM LUGAR DO FERMENTO- ARROZ - GRAO DE BICO, E PRECISSO COLOCAR-- HIPO SULFETO DE MICRO SODIO E TRES RADICAIS DE BISMUTO POLIVALENTE DE 38,47% DE OXIDO BISONATO DE AMONIA POLI MOLECULAR--E POSSIVEL COMPRAR NOS BUTECOS DE PINGA-- BOA SORTE

    ResponderExcluir
  15. Acabei de copiar alguns "projetos" de mosquitoeira da web e já ia fazer pelo menos uma para teste. Aí encontro este blog, que foi uma ducha da água fria, aliás bem-vinda nesse calor de 40o.....Estou arquivando até 2a. ordem. Mas é surpreendente a quantidade de sites com esse "projeto", assumido como a salvação da pátria. É preocupante, porque está chegando aquela outra doença também transmitida pelo Aedes, a Chikungunya. Qualquer prevenção é pouca.

    ResponderExcluir
  16. O mosquifim, realmente funciona? Estava pensando em comprar o mf30, mas achei meio carinho.

    ResponderExcluir
  17. Fiz a minha com açucar mascavo, demora para funcionar mas esta pegando moscas de frutas, pernilongos ainda não vi.

    ResponderExcluir
  18. Fiz uma também, não foi nenhum mosquito.
    Mas encheu de formigas....

    ResponderExcluir
  19. Segue uma fonte CIENTÍFICA.
    Abçs.
    http://www.scielo.br/pdf/rbent/v51n2/19.pdf

    Thyago

    ResponderExcluir
  20. Eu fiz essa armadilha e quando verifiquei, estava cheia de pernilongos.....

    ResponderExcluir
  21. Fiz 4 experimentais com com apenas agua de chuva e 2 grão de arroz cru , 7dias depois subi o nível de agua, ontem para minha surpresa tinha mais de 50 larvas de mosquitos, muito pequenos ainda não se qual.



    ResponderExcluir
  22. 1 - pegue um copo e encha com agua
    2 - coloque duas colheres ( chá ) de açucar cheias
    3 - coloque vinagre de maça até começar a fazer as bolhas
    4 - coloque detergente em pouca quantidade

    e coloque em algum local proximo de onde eles costuma ficar pousados

    1 - na cozinha
    2 - perto do cesto de lixo dentro e fora de casa

    100% QUE FUNCIONARÁ E TODOS MORRERÃO


    UMA BACIA ( QUANTO MAIS ÁGUA MELHOR)
    VEJA O VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=dl-n08nCxcg

    ResponderExcluir
  23. OBS: NA RECEITA ACIMA O AÇÚCAR É COMUM. NÃO PRECISA SER MASCAVO

    ResponderExcluir
  24. Pessoal essa armadilha funciona contra o mosquito da dengue SIM, mas não serve para "pegar" o mosquito serve para evitar a proliferação dele, ou seja, o mosquito coloca os ovos, os ovos caem para a parte de baixo do reservatório, e quando os mosquitos crescem não conseguem sair!

    ResponderExcluir
  25. AFINAL alguém conseguiu alguma mosquitérica que tivesse resultado? Tentei a com açúcar mascavo e envolta em cartolina preta - coloquei dentro e fora de casa - e NADA. Nenhum pernilongo depositou lá....

    ResponderExcluir
  26. Sei que já se passaram um bom tempo depois da publicação mas mesmo assim deixo aqui minha contribuição..

    Ainda não fiz nenhum projeto de armadilha estou apenas pesquisando, mas encontrei este artigo da UFPE comparando a eficiência de atrativos do mosquito com infusões de Capim, Casca de batata e folha de cajueiro, sendo esta última a mais eficiente.. o problema é achar em são paulo folha de cajueiro (mesmo desidratada!)

    http://www.contabeis.ufpe.br/propesq/images/conic/2006/CONIC_PIBIC_2006%20(E)/conic/pibic/20/299.pdf

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. A do mascavo não funciona porque um pernalonga alertou os outros pelo ziiip zziiip

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tive como não rir agora
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  29. Comigo funcionou! Deixei a garrafa transparente mesmo.minha fórmula tirei de um post no face, de um americano. I xícara de açúcar mascavo,1 colher (cha) de fermento químico e 1 xícara de água morna, coloque o açúcar e o fermento juntos na garrafa e adicone a água, coloque o funiu e pronto. Não atraiu pelo contrário espantou,eu tenho aqueles aparelhos q borrifam inseticida pela casa, nos quartos e sala, mesmo com eles ligados,minha familia era incomodadacom a presença do mosquito, pelo período da manhã e fim do dia, gente eles pousavam perto do aparelho e não matava mais, arrisquei fazer a mistura, os mosquitos despareceram, fantástico! Aprovado. Não adianta na nossa casa combater se os vizinhos não, moro em região com piscinas não tratadas com rigor e constrições sem fiscalização! É horrivel, pelo menos era, porque depois dessa fórmula nainha casa não mais mosquitos aedes aegypti.

    ResponderExcluir
  30. Minha idéia é contra o mosquito é: banho com ervas aromáticas; como alfavavaca, manjericão, entre outras.
    Receita:
    2 litros de água
    1 maço de manjericão

    Preparo:
    Amasse o manjericão na água com a mão e tome banho todos os dias sem falta com a água que o mosquito não chega perto e o corpo fica bem cheiroso.
    😊😊😊😊😊😊

    ResponderExcluir
  31. Minhas duas armadilhas funcionaram, a primeira com um grão moido de ração de gato e segunda com folhas vegetais envelhecidas.É preciso deixar uns dias (podem ser semanas)para que bactérias cresçam na água.
    Existem dois aspectos a obsevar.
    1. A mãe aedes zela pelos futuros filhotes e escolhe a água que contenha os micro organismos adequados. Após ter depositado os ovos na linha d´agua estes não eclodem imediatamente.
    2. Se não houver água em contato com os ovos não surgem larvas, porisso a recomendação de marcar o nível inicial e completar com água.

    ResponderExcluir
  32. Fiz uma armadilha usando açúcar mascavo, fermento biológico e água levemente aquecida. O resultado foi tão eficiente que ainda durante o preparo ocorreu a captura de grande quantidade de Aedes e outros insetos.Presidente Figueiredo/AM.

    ResponderExcluir
  33. Eu montei a armadilha que está nesse link abaixo, porém não usa o açúcar e não captura o mosquito e sim a prole.

    https://youtu.be/mXVNhmFBNoc

    A questão do gás CO2 é interessante, mas acredito que outros fatores junto com o CO2 é que atrai o pernilongo, exemplo calor e cheiro do suor.

    ResponderExcluir