Fêmea de Culex quinquefasciatus sugando sobre a pele humana. Foto: Sandra Nagaki, SP

domingo, 23 de outubro de 2011

Sabe por que eu sei nadar ?

Sou uma larvinha bem pequena, com 5 mm de comprimento. Toda a minha fase de vida é aquática, e vivo em ambientes lênticos, como em lagos, bainhas de folhas de bromélias, poças de águas, ocos de árvores e recipientes domésticos descartados, contendo água da chuva. Tenho um tipo vermiforme e, juntamente com as cerdas ao longo do corpo e algumas papilas anais, consigo me movimentar com esmero na água. Apesar de ser aquática, respiro o oxigênio do ar. Para isso, tenho um sifão, que é um tubo ligado ao segmento VIII, do qual se abrem os espiráculos. O sifão serve para obter ar da superfície. Assim, o meu sistema traqueal consiste de dois grandes troncos longitudinais, conectados entre si e ramificados por todo o corpo. Quando eu mergulho, os espiráculos se fecham para impedir a entrada de água no sistema. O peritrema espiracular estende-se em 5 lóbulos que se dobram para dentro por ocasião do mergulho e abrem-se quando venho à superfície. As minhas cerdas, além de serem sensoriais, também auxiliam para me manter na superfície da água.

2 comentários:

  1. Muito bom, parabéns pelo site, gostei muito de tudo, eu tenho o interesse de futuramente trabalhar com Entomologia.
    Abraço
    Natan estudante de Ciências Biológicas UFPE
    Recife-PE.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o site. Parabens pela dedicacao.
    Mas odeio esses pernilongos! Qualquer tipo de inseto voador, que voe longe de mim! rs

    ResponderExcluir