Fêmea de Culex quinquefasciatus sugando sobre a pele humana. Foto: Sandra Nagaki, SP

sábado, 27 de novembro de 2010

Como o pernilongo enxerga no escuro?


Após atração química via receptores, os mosquitos se direcionam pela refletância luminosa que o objeto emite, como resposta à luz incidente. De outra forma, como resultado das funções fisiológicas, o corpo humano libera calor e parte desse calor é emitida como comprimento de onda infravermelho. O Culex desenvolveu adaptações no órgão da visão em que enxerga e se direciona melhor sob esses espectros de onda, que são mais bem visualizados por ele no escuro, onde a interferência de outros reflexos luminosos é menor.    

Os mosquitos em geral possuem plasticidade no órgão da visão, com mecanismos de ajuste na sensibilidade dos olhos diante de mudanças na iluminação. É por isso que o pernilongo repousa na parede quando acendemos a luz e, depois de um tempo, volta a voar.

O mecanismo central de adaptação à luz é uma regulação rápida de canais de íons fotoreceptores. Outros mecanismos de adaptação incluem movimentos de células no interior do omatídio, migração dos grânulos de pigmento, transformação de pigmentos visuais, mudança do tamanho do rabdoma e mudanças no processo de informação.

Assim, cada espécie tem o órgão da visão especializado no sentido de conquistar outros espaços para a sua sobrevivência. O Aedes aegypti, por exemplo, tem atividade diurna e o pernilongo, crepuscular e noturna. Também borboletas polinizam de dia e mariposas à noite.

9 comentários:

  1. Sirlei, estou fascinado pelo seu blog. Parabens!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sirlei!

    Parabéns! Teu blog está maravilhoso! Repleto de ótimas informações, fotos fantásticas!
    Beatriz Antonieta Lopes

    ResponderExcluir
  3. Acho que fui picado por um culex, o que devo fazer?Será que vou pegar elefantiase?

    ResponderExcluir
  4. Poué muito chato quando agente ta durmindo derrepente... ZZZZZZZZZZZZZ um mosquito no ouvido agente muda de lugar ele vai de novo que raiva >:(

    ResponderExcluir
  5. cara e muito ruin quando vc ta la dormindo e um mosquito voando perto da orelha ja comprei remedios mas na da eu comprei uma raquete nao da mais

    ResponderExcluir
  6. Fui picada agora umas 5 vezes, consegui matar o pernilongo, era tdo preto, nao tem perigo de dengue neh????

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Eles são muito chatos mesmo, você mata um e aparecem mais dez, outro dia acordei na cozinha sendo carregado por eles kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Minha esposa me fez esta pergunta agora, por conta de duas filhas que temos e que são sugadas por pernilongos. Meu nome.... Antunes de Moraes.
    Acredite se quiser.

    ResponderExcluir