Fêmea de Culex quinquefasciatus sugando sobre a pele humana. Foto: Sandra Nagaki, SP

sábado, 3 de abril de 2010

Por que o pernilongo faz um zumbido no ouvido da gente?



O zumbido do pernilongo é resultado das batidas das asas durante o vôo. Essas batidas possuem níveis de alta freqüência (270 a 307/s e som de 300 a 900 Hz) e desencadeiam uma onda de pressão, com propagação de som pelo ar - zzzzzz.

O vôo: quando o inseto começa a baixar as asas, forma-se um vórtice de ar (redemoinho) na base da asa, criando uma massa de ar de baixa pressão. O vórtice provoca uma força de sustentação que puxa o inseto para cima - impulso.
O vôo dos mosquitos é realizado com equilíbrio e velocidade. Esse perfil aerodinâmico é alcançado porque os mosquitos possuem elasticidade no esqueleto, são leves e têm somente um par de asas, sendo estas membranosas e com músculos alares especializados. Durante o vôo, o abdômen, sendo longilíneo, tem boa inclinação. Igualmente, as duas patas dianteiras ficam encolhidas junto ao corpo e as traseiras alongadas, paralelamente ao abdômen. Esses fatores diminuem o atrito com o ar, acelerando a locomoção.

O desenvolvimento das características das asinhas dos mosquitos pode provocar diferenciação entre espécies e dimorfismo alar. Uma vez que espécies, machos e fêmeas respondem de modo diferente aos estímulos do vôo, com variação na produção de feromonios, na alimentação de sangue ou açúcares, direção da luz e acasalamento.

Um comentário: