Fêmea de Culex quinquefasciatus sugando sobre a pele humana. Foto: Sandra Nagaki, SP

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Culex quinquefasciatus: o mosquito das áreas urbanas


Os mosquitos Culex (Culex) quinquefasciatus Say (Diptera: Culicidae) e Culex (Culex) pipiens Linnaeus pertencem a um complexo de espécies denominado complexo Culex pipiens. Esses mosquitos se proliferam em aglomerados humanos, sendo o Cx. quinquefasciatus mais associado com áreas tropicais e subtropicais e o Cx. pipiens com áreas temperadas. Em zonas intermediárias essas espécies cruzam formando híbridos. Os mosquitos do complexo Cx. pipiens presentes nessas regiões passam por processos de fluxo gênico e introgressão, o que torna ainda mais difícil a identificação destes tanto por meios morfológicos como por marcadores moleculares. Na América do Sul, a zona intermediária (de hibridação) fica na área central da Argentina, nas proximidades da Bacia do Prata, alcançando em baixa proporção o extremo sul do Brasil. O mosquito Cx. quinquefasciatus é encontrado em cidades de todo o território brasileiro e o Cx. pipiens aos arredores da Patagônia. Essas espécies possuem diferenças na capacidade em transmitir doenças, assunto que falarei mais detalhadamente em outra edição..

12 comentários:

  1. Lindas fotos e muito interessante o seu trabalho! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sirlei! Achei muito interessante os resultados de seus estudos com os mosquitos. Essa parte que fala dos híbridos me chamou a atenção porque, leigo que sou, escrevi um "artigo" no meu blog sobre determinado estudo feito na década de 60 sobre a utilização de raças híbridas para eliminar infestações, visto a incompatibilidade genética entre as raças envolvidas. Gostaria da sua opinião como especialista no assunto se isso também seria possível para eliminar as atuais infestações de Aedes Aegypti. O endereço do meu "artigo" é http://phontlife.blogspot.com/2011/11/guerra-contra-dengue-uso-de-mosquitos.html . Parabéns pela nobreza do teu trabalho! Gostei do blog e estou seguindo.

    Abraços,

    Marcial Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcial! Fiz um pequeno post sobre transgênese. Veja no http://mosquitoculex.blogspot.com/2012/02/mosquitos-transgenicos-sao-do-bem-ou.html#links

      Um abraço

      Excluir
  3. Caro Marcial, ironicamente a hibridação no caso do Culex contribuiu para aumentar a capacidade de adaptação e a transmissão de agentes virais deste vetor. Também as técnicas de controle com espécies hibridas não tem se mostrado muito efetivas, principalmente pelo baixo nível competitivo entre espécies introduzidas (as que estão fora da sua área de adaptação natural) e as selvagens, com vantagem para as últimas. Lembremos que a hibridação tem relação direta com fatores adaptativos in situ (regionais)e isso geralmente diminui a viabilidade nos resultados no caso de controle populacional. No caso da esterilidade por radiação, o Brasil fez há um tempo vários investimentos na área, porém a liberação de partículas radiotivas no ambiente não é nada ecológico nem natural, somado que os mosquitos ficaram igualmente em desvantagem adpativa no quesito acasalamento. Os estudos mais recentes têm envolvido manipulação genética em promotores para expressão de proteínas modificadas, de modo a alterar os mecanismos de fertilização em fêmeas. Nesses testes são feitas microinjeções em ovos e depois os imaturos são criados em laboratório. Estes testes estão em fase inicial tanto no exterior como no Brasil e existem boas perspectivas para principalmente para o Aedes. Espero ter auxiliado e obrigada por acessar o blog do mosquito Culex.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sirlei,eu que agradeço pela resposta esclarecedora. Como disse anteriormente, sou leigo no assunto, mas me interesso por assuntos de interesse coletivo, tal como é o relacionado ao Aedes e à dengue. Sinceramente, depois de ler sobre o estudo efetuado em Okpo, ainda que numa época em que as pesquisas na área estavam "engatinhando", eu acreditava que o hibridismo seria uma solução interessante e, pelo visto, por falta de informações atualizadas, me enganei redondamente.

      Espero de coração que os estudos com manipulação genética obtenham resultados satisfatórios, caso contrário, por conta do aumento gradativo da temperatura global - que facilita a migração de vetores de doenças tropicais para cada vez mais ao sul do nosso país -, poderemos ter problemas ainda maiores com a dengue do que as que enfrentamos atualmente.

      Admiro a tua Ciência e aos que a ela se dedicam, assim como você. Mais uma vez, parabéns pela escolha dessa nobre profissão. Que Deus te abençoe e te ilumine sempre!

      P.S. Peço a sua autorização para colar a resposta no meu blog.

      Abraços,

      Marcial

      Excluir
    2. Ok, obrigada Marcial! Eu entrei no teu blog e gostei muito. É interessante, com assuntos variados. Por ele até deduzi que você é jornalista, se não for, tem vocação! Sim, pode utilizar minha resposta em algum post. Porém acho que terá que arrumar alguns erros na escrita, pois eu postei e nem revisei. Abçs, fica com Deus

      Excluir
  4. Apesar de ter escrito vários artigos para um jornal da minha cidade, não sou jornalista. Fazia apenas como hobby, tal como agora no meu blog. Sou novato nisso e ainda apanho muito, por isso o "vivendo e aprendendo" no sub-título do PhontLife. rs Quem sabe um dia eu ganhe algum dinheiro com isso, porém no momento estou bem distante de tal proeza. rsrs

    Quanto à resposta, vou colar sim. A idéia era colocar no comentário, mas estou pensando em criar um novo post para isso. Depois colo o link pra você.

    Muito obrigado! Fique com Deus você também!
    Beijos no teu lindo coração!
    Namastê

    ResponderExcluir
  5. Legal, Marcial. Parabéns! Estarei esperando o aviso com o Link. Quem sabe aproveito, anexando-o em um possível novo post no blog do Culex. Abçs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sirlei! Passando para deixar o link do post.

    http://phontlife.blogspot.com/2012/01/mosquitos-hibridos-e-radiacao-contra-o.html

    Espero não ter cometido nenhuma gafe.

    Um ótimo domingo pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Marcial, ficou ótimo, parabéns! Tentarei fazer um post sobre este assunto e linkar no teu blog! Abçs.

      Excluir
    2. Será uma honra ter um comentário teu lá. Obrigado!

      Abraços

      Excluir